Política de Privacidade

O impacto do mapeamento de dados na adequação da lei de proteção de dados

Com a promulgação de leis de proteção de dados, especialmente da Lei de Proteção de dados da União Europeia (GDPR) e da Lei Geral de Proteção de Dados brasileira (LGPD), torna-se cada vez mais popular a nomenclatura ” mapeamento de dados”.


O mapeamento de dados, pode ser também conhecido como “data mapping”, “data flow” ou “inventário de dados”. Mas você sabe qual o papel do mapeamento de dados na implementação da LGPD?
            O mapeamento de dados é um documento essencial para o processo de adequação das diretrizes trazidas pela Lei Geral de Proteção de Dados, pois é o documento que mostra de forma estruturada o panorama geral de como a empresa está em questão de privacidade e segurança da informação.


Este documento deve deixar evidente o caminho percorrido pelo dado pessoal, com os processos e procedimentos em que os dados transitam. Nessa análise estruturada é identificada a origem do dado, captura, base legal que respalda o tratamento de cada dado pessoal coletado e outras informações que são necessárias para a análise de vulnerabilidade dos dados, tendo como parâmetro as regras legais da legislação vigente.


A análise do mapeamento de dados irá gerar um diagnóstico sobre como a empresa trata a privacidade e segurança da informação coletada dos titulares de dados, indicando os pontos mais vulneráveis, que obviamente terão prioridade nas decisões visando a mitigação dos riscos.


Uma reflexão importante nessa etapa é sobre a importância dos mecanismos tecnológicos que auxiliam essa análise e se esses mecanismos se sobrepõem a análise humana.


Sob a ótica da tecnologia, não resta dúvidas de que softwares são ferramentas que agilizam o processo na geração de um diagnóstico preciso, mas a análise humana é fundamental para que o diagnóstico reflita de forma verdadeira a situação em que os dados pessoais se encontram.


O profissional que está fazendo o mapeamento de dados deve ficar atento não só as informações apresentadas, mas deve ter um olhar analítico para conseguir extrair também o que não está sendo apresentado de forma explícita. Algumas vezes um incidente pode ser provocado por uma inobservância de detalhes e neste cenário, o processo de mapeamento de dados bem feito tem um papel de suma importância para um diagnóstico eficaz.

×